<%@LANGUAGE="VBSCRIPT" CODEPAGE="1252"%> ..:: Naivo Loterias ::.. um presente todo dia ...............  
[site atualizado em 13/Julho/2008 - envie comentários para manuel1437@terra.com.br]

Cadastre em seus favoritos. Entre em contato via email


ININUGA - Versão 2.3 - Criador: Uros Boltin


Conceito de Matrizes de Fechamento e Desdobramento

Matrizes prontas para uso. Aproveite !


O que é o Ininuga ?


    Ininuga é um pequeno e poderoso software desenvolvido por Uros Boltin (Eslovênia) que permite gerar fechamentos e desdobramentos com até 32 números e limite de 8.000 combinações geradas. Sua última versão é a 2.3 (2002) e roda sob DOS. Este programa permite ótimas reduções. Minha sugestão: dê uma olhada nas matrizes disponibilizadas neste site.

    Curiosidade: O nome "Ininuga" foi escolhido por ser o mais fácil de se pronunciar entre 70 strings (cadeia de caracteres) geradas de forma randômica pelo criador Uros Boltin. Não significa nada em nenhuma língua, e qualquer vínculo com alguma idéia é mera coincidência. Mas ele virou sinônimo de programa para gerar matrizes, famoso pela performance alcançada.

    Pena que ele não foi continuado, ou desenvolvido novamente em outra linguagem. Onde está Uros Boltin ?

Como baixar ?


  1. Baixe o Ininuga, clicando aqui .
  2. Crie uma pasta em seu computador, por exemplo, c:\ininuga
  3. Descompacte o arquivo baixado nesta pasta
  4. Crie um atalho para ininuga.exe
  5. As explicações abaixo mostram o funcionamento básico do software, o que já é suficiente para a grande maioria de pessoas que buscam fechamentos menores. Todavia, quem tiver outras explicações que julgar interessante para complementar este material, peço que envie-as por email para mim. Agradeço em nome de todos que vêm até aqui para aprender, como eu, sobre este ótimo programa.

Como usar ?


  1. Execute o Ininuga
  2. Vai aparece um quadro verde, pressione ESC
  3. Pressione a tecla INS e complete
    Numbers : total de dezenas que você vai selecionar (AA)
    Pick : tamanho do grupo a ser criado (BB)
    Guarantee: garantia desejada em um dos grupos criados (CC)
    Condition: desde que acerte xx dezenas dentro das selecionadas (DD)
    Exemplo: 25/15/10/15
  4. Pressione enter
  5. Pressione F9 (Run / Random Start) e aguarde (quando acabar, a palavra BREAK do menu ficará cinza)
  6. Para salvar, File Export ASCII (ou ALT-E) - No nome do arquivo, recomendo usar a notação AABBCCDD.TXT (25151015.txt)
  7. Do lado direito, em TOTAL, aparecerá o total de combinações. Recomendo executar a mesma configuração mais algumas vezes, e se o total de combinações for menor, exporte novamente a matriz, substituindo o arquivo anterior
  8. O Ininuga está limitado a 8000 combinações, no máximo.
  9. Se você apertar TAB, poderá indicar as suas dezenas e o Ininuga criará a matriz com estas dezenas, pronto para você só prencher os cartões
  10. Recomendo, porém, que gere a matriz com a numeração tradicional, exporte o arquivo e trabalhe com ele no Excel, por exemplo. Entenda que o que você tem na matriz são posições (cadeiras), onde você vai substituir pelas dezenas desejadas. Muito cuidado para não errar na substituição.
  11. File/Exit (ou ALT-X) para sair


São quatro parâmetros que você poderá manipular individualmente



Como encontrar a menor matriz ?


Se você quiser procurar a menor matriz dentro daqueles parâmetros, o Ininuga faz isto !

Difícil ? Que nada. A única coisa que você precisa fazer é clicar F8 (Run / Cascade) ao invés de F9 (Run / Random Start), e deixar o Ininuga fazer o resto. O Ininuga tem diversos algoritmos para gerar as matrizes, e a opção F8 (Run / Cascade) permite a ele processar várias vezes a mesma solicitação, usando vários algoritmos, guardando a menor matriz em memória.

Quanto tempo demora ? Depende da sua paciência e do computador, claro. O Ininuga vai ficar neste processo enquanto você não clicar em ALT-B (break) para interromper este processo. Ou seja, teoricamente quanto mais tempo você deixar, mais chances dá ao Ininuga para testar mais algoritmos e assim conseguir uma menor matriz.

Mas não acabou. Tem mais um importante passo para você guardar a menor matriz. Assim que você clicar em ALT-B (break) para interromper o processo, é necessário clicar em ALT-F8 (Run / Clone Best) para então o Ininuga reprocessar aquela melhor matriz que ele encontrou. Quando ele acabar, a palavra BREAK do menu ficará cinza. Basta então salvar a matriz normalmente, com a opção ALT-E (File / Export ASCII).

Uma dica do amigo Luciano Rezende é que você pode copiar uma matriz criada em outro programa, e gravá-la no mesmo formato do Ininuga (cabeçalho e formatação das dezenas). Importe o arquivo com a opção ALT-I (File / Import ASCII) e logo em seguida use ALT-P (Proceed) para o Ininuga então tentar otimizar a matriz importada. Na prática, considero mais fácil você testar a matriz importada para ter a garantia de sua cobertura, e então gerar novas matrizes no Ininuga com estes parâmetros usando F9 (Run / Random Start) ou F8 (Run / Cascade).

Existe uma linha de raciocínio que deve ser considerada: Se você tem uma super matriz otimizada, por exemplo 100 cartões, e o próprio Ininuga gera outras matrizes dentro dos mesmos parâmetros com 101/102/105/108 cartões, será que vale efetivamente a pena jogar a menor matriz ? Ou jogar uma daquelas maiores, pois a diferença de cartões não é considerável e você passa a concorrer com uma maior quantidade de combinações. É uma questão mais econômica do que teórica pois ambas mantêm a garantia, porém é preciso analisar o "risco" de perder o prêmio exatamente por conta da economia de 2 ou 5 cartões no concurso. Enfim, é loteria, é um jogo !

Não importa como, quando e quanto você jogue, será uma alternativa em milhões. Mas siga sua intuição: se houvesse uma receita mágica teríamos muitos ganhadores em todos os concursos, já que hoje a informação é disseminada em alta velocidade.


Como testar uma matriz ?


Muitas vezes, você uma matriz com determinada garantia, como por exemplo 17151415.TXT = 8 cartões.
Neste fechamento, você selecionou 17 dezenas, quer que forme grupos de 15 dezenas, com garantia de um deles ter 14 pontos, SE (importante esta condição) acertar 15 dezenas dentro das 17. Muito bom, claro, pois gerou apenas 8 cartões. Mas ai surge uma dúvida, e se acertar 14 nas 17 (errou uma), ainda dá para ter algum grupo com 14 pontos ? Podemos testar isto no Ininuga, também. Acompanhe:

  1. Gere o arquivo 17151415.txt
  2. Finalize o Ininuga
  3. Edite o arquivo 17151415.txt - altere no campo Condition de 15 para 14 e salve o arquivo com outro nome, por exemplo, TESTE.TXT
  4. Entre no Ininuga
  5. File/Import ASCII (ou ALT-I) - No campo NAME, coloque o nome do arquivo a ser importado (TESTE.TXT)
  6. Veja que apareceu do lado esquerdo os parâmetros como você mudou (17151414)
  7. Vamos testar agora a matriz, tecle ALT-T (Run / Test Wheel)
  8. Se a matriz fechar 100%, aparecerá um quadro verde com a frase Wheel is Complete
    Entretanto, se houver falha na matriz, aparecerá um quadro com Wheel is NOT Complete! com as combinações que não estão garantidas na matriz.
  9. Ao término deste teste, ao pressionar [ESC] observe do lado direito o percentual indicado na linha COVERED. É efetivamente a garantia obtida com a matriz que você está trabalhando, de acordo com os parâmetros indicados em Numbers, Pick, Guarantee e Condition
    No nosso exemplo, o percentual indicado na linha COVERED = 17.65%. Isto significa que se você acertar só 14 dezenas das 17, seu fechamento ainda te dá 17.65% de chances de fazer 14 pontos
  10. Você pode voltar e editar agora o arquivo TESTE.TXT, fazendo novos testes.
Caso você receba uma matriz do Ininuga, faça a importação do arquivo e use ALT-T (Run / Test Wheel) - Se aparecer 100%, ela garante perfeitamente conforme os parâmetros estabelecidos. Aproveite e use ALT-P (Proceed) para que o Ininuga tente melhorar ainda mais a matriz importada.

Ainda assim, rode a matriz algumas vezes no Ininuga com a opção F8 (Run / Cascade) apenas para verificar se é ainda dá para diminuir ainda mais.


Matriz Invertida


Eis um conceito simples: se você fizer um desdobramento 25/22/14/15, estará criando vários grupos de 22. Podemos dizer também que está excluindo 3 dezenas para cada grupo formado, não é ?

Ora, estas 3 dezenas excluídas indiretamente formam uma matriz "invertida", como se fosse um espelho, entendeu ?

Para você saber como determinar a matriz invertida, observe a tabela abaixo, conforme explicação do amigo Francisco Carlos Tenório de Vasconcelos, adaptada para este site:

parâmetro matriz
"normal"
como calcular a matriz invertida matriz
"invertida"
v Numbers 25 continua o mesmo valor 25
k Pick 22 numbers - pick
25 - 22
03
t Guarantee 14 (numbers-condition) - (pick-guarantee)
(25-15) - (22-14)
10 - 8
02
m Condition 15 numbers - condition
25 - 15
10
b Total 8 total de combinações geradas 8

Então, agora você já sabe que a matriz invertida para 25/22/14/15 é 25/03/02/10. Se rodar ele no Ininuga, vai dar 8 combinações, também. Muitas vezes, inclusive, o processamento fica mais rápido, visto a menor quantidade de dezenas envolvidas na criação do grupo (pick). Cada linha conterá 3 dezenas, que devem ser excluídas das 25 para formar a matriz que você desejava desde o início, com 22 dezenas.

No Ininuga, tecle INS para informar os parâmetros 25/22/14/15 e sem fechar o quadro, tecle ALT-I (Inverse). Pressione [enter] que o próprio programa já realiza os cálculos e altera os parâmetros (se aparecer algum número negativo, basta retirar o sinal negativo e considerar o número como positivo). Esta possibilidade é de inestimável importância para quem gosta de utilizar matrizes otimizadas e deseja procurá-la no site WeEfs-Lottosysteme.

Mas para que complicar se posso simplificar, não é ?

Na página das Matrizes disponibilizadas neste site, se você parar o mouse em cima dos ícones este ícone representa um Fechamento este ícone representa um Desdobramento será mostrada qual a matriz invertida, sem ter que recorrer ao cálculo acima. Fácil e prático, não acha ?

E qual a finalidade de encontrar uma matriz invertida ? Pois então conheça um fantástico site onde você poderá baixar matrizes otimizadas, o WeEfs-Lottosysteme. O site era meio complicado de se encontrar uma matriz (pelo menos para mim). Mas o amigo Gérson me ajudou muito:
  1. Exemplo: Você quer encontrar a matriz 25/03/02/10 no site
  2. Entre no site WeEfs-Lottosysteme
  3. Clique na bola 03 (corresponde ao parâmetro PICK do Ininuga). Ou seja, as bolinhas 02-10 do site definem o tamanho do grupo procurado
  4. Na próxima tela você vai procurar e clicar na pasta 100203 (parâmetros CONDITION/GUARANTEE/PICK do Ininuga)
  5. Agora você tem um quadro com as colunas
    - (v) max.lottoballs = parâmetro NUMBERS do Ininuga
    - (k) drawn balls = parâmetro PICK do Ininuga
    - (t) guaranty = parâmetro GUARANTEE do Ininuga
    - (m) hits = parâmetro CONDITION do Ininuga
    - (b) tickets = total de combinações geradas
  6. Agora basta procurar a linha desejada, que identifica o total de dezenas que você quer trabalhar. Neste exemplo, 25
    Perceba que rapidamente você pode analisar outras matrizes com a mesma configuração pick/guarantee/condition, mas com quantidades diferentes de números (parâmetro NUMBERS do Ininuga) a serem trabalhados.
  7. Valorize muito a informação do autor (coluna Author) e não esqueça de sua inestimável contribuição
  8. Agora, basta clicar no ícone do disquete para fazer download da matriz (formato ZIP)
  9. Obrigado, caro Gérson !
Aprenda a fazer esta inversão, vale a pena ! Este site é um dos melhores (senão o melhor) em termos de matrizes super reduzidas. Prestigie e visite esta maravilhosa base de conhecimento.

Estarei trazendo algumas matrizes de lá, conforme necessidade própria ou pedido. Estas matrizes estarão identificadas com o ícone do WeEfs e com o nome do respectivo autor. Aliás, neste site você conhecerá alguns gênios do Desdobramento (e tem brasileiros lá), que conseguem impressionantes reduções. O Ininuga, por exemplo, não consegue chegar a tanto.

E agora uma dica super importante do Luciano Rezende: se você tiver a matriz 25/03/02/10 importada no Ininuga, pressione ALT-Z (Data / Inverze) que o Ininuga vai inverter a matriz inteira, transformando-a em 25/22/14/15. Basta salvar a matriz (ALT-E) com o novo nome e pronto !


E não podemos gerar matrizes maiores ?


Esta dica foi passada pelo amigo Luciano Rezende, que vem contribuindo com informações para o nosso site. Ele descobriu que o limite do Ininuga está na geração inicial dos jogos. Se passar de 8.000 o programa já aborta o processamento.

Então, ele gerou a matriz através do Cologa, salvou o arquivo e incluiu manualmente o cabeçalho do Ininuga. Feito isto, apenas importou o arquivo no Ininuga e usou a opção ALT-P (Proceed) para o Ininuga otimizar a matriz. Simplesmente não apareceu a mensagem de limite (que aparece quando tentamos gerar diretamente pelo Ininuga). Melhor ainda, o Ininuga conseguiu otimizar (e muito) a matriz original.

Embora esta limitação se dê em matrizes enormes, que dificilmente serão utilizadas pela maioria dos apostadores (muito dinheiro), é bom todos saberem que os programas não devem ser encarados como concorrentes, mas podemos beneficiar-nos com esta possibilidade de integração, aproveitando a qualidade ténica (e inteligência) dos autores.

Um pedido ao Guy: existir a opção para SALVAR o arquivo com o cabeçalho do Ininuga.


Visite o site do Cologa www.cologa.com.br software COLOGA


Não posso deixar de mencionar outro ótimo programa, totalmente brasileiro, chamado Cologa.

Participe da comunidade Cologa no Orkut e tire suas dúvidas diretamente com o criador, Guy Novaes.

Vale a pena colaborar com o projeto, que traz alternativa ao Ininuga, totalmente adaptado para a realidade das loterias nacionais (até imprime os cartões). Conheça mais sobre o Cologa no site oficial do projeto.

Eu normalmente utilizo apenas o Ininuga, mas se alguém puder desenvolver um manual simples do Cologa, seguindo o estilo daquele que montei para o Ininuga, agradeço, pois contribuirá para o melhor entendimento de todos.

Aliás, no caso do Cologa cabe um pedido a todos: ele é gratuito para o uso básico, e com apenas 10 reais que você paga pelo registro poderá usufruir de todos os seus recursos, além de colaborar com o Guy para desenvolver mais e mais ferramentas. Economize 3 cervejas no boteco e registre sua cópia; estes 10 reais serão muito bem aproveitados, já que o Cologa é um dos melhores programas para loterias do Brasil, com constantes atualizações.

Visite o site oficial do Cologa e a respectiva comunidade no Orkut. Prestigie.



Manuel Martinez Gomes

Quem quiser colaborar com explicações sobre outros programas, por favor envie email para manuel1437@terra.com.br. Colocarei aqui as explicações para benefício de todos os demais amigos.